Uma pesquisa sobre Deus feita no Brasil, revelaria, com toda possibilidade, que a maioria dos brasileiros crê em Deus, mas que poucos sabem realmente quem Ele ê. Quem é Deus para você? Como você o imagina? Este é o assunto de hoje, em nossos estados na Confissão de Fé de Westrriinster (capítulo 2).
Quando Moisés quis ver a glória de Deus e conhecê-lo mais intimamente (Ex. 33:16), Deus negou-se a aparecer-lhe (Ex. 33:20,23) mas revelou-se a ele através de Seus atributos, Ex. 34:6-7. É através dos seus atributos que nós podemos conhecer quem Deus é (Atributos: características de uma, que identificam perfeitamente quem a pessoa é).
1. Deus nunca foi visto por alguém(Ex. 33:20; 1Tm. 6:16). Como então pode ser conhecido? A Escritura não fornece uma descrição completa de Deus, mas o revela de outros modos. A Escritura representa Deus sob forma de símbolos,como a sarça ardente, a coluna de fogo e fumo, a nuvem da glória, “rocha”, etç. A Escritora também atribui vários nomes a Deus, cada um deles revelando algo do Ser divino, como “lavé” (Jeová) que significa “eu Sou” (Ex. 3:15),, “Jeová Jireh”, que é “O Senhor que provê” (Gen. 22:13-14), “Jeová Sabao- th” que é “Senhor dos Exércitos” (1Sm. 1:3) e muitos outros. A Escritura dá algumas breves definições de Deus, como “Deus é espírito” (Jo. 4:24), “Deus é luz” (1Jo. 1:5), “Deus é amor” (1Jo. 4:8). Também, a Escritora enumera, em vários lugares, características ouatributos de Deus, como Ex. 34:6-7 (clemente, compassivo, longânimo, misericordioso, fiel, justo), Sal. 145 (grande, majestoso, bondoso, justo, benigno, misericordioso, bom, clemente, fiel, santo). A revelação maior de Deus na Escritura, porém, é em Jesus Cristo,que revela o Deus invisível (Jo. 11:18), sendo a exatç imagem do Seu ser (Col. 1:15; Heb. 1:3).
2. Deus, portanto, pode melhor ser conhecido pelos Seus atributos (virtudes, per- feições, propriedades). Estes atributos são mencionados em toda a Escritora (VTe NT). A Confissão de Fé, tentou agrupá-los sob 3 grandes divisões:
a) O que Deus é em Sí mesmo: “Há um só Deus, vivo e verdadeiro, o qual é infinito em seu ser e perfeições. Ele é um espírito puríssimo, invisível, sem corpo, membros ou paixões; é imutável, imenso, eterno, incompreensível, onipotente, onisciente, santíssimo, completamente livre e absoluto, tudo fazendo para sua própria glória e segundo o conselho da sua própria vontade, que é ret$ e imutável”.
b) O que Deus é em relação ao homem: “É cheio de amor, é gracioso, misericordioso, longânimo, muito bondoso e verdadeiro remunerador dos que O buscam e, contudo, justíssimo e terrível em seus juízos, pois odeia todo pecado; de modo que não terá por inocente o culpado”.
c) O que Deus é em relação a criação “Deus é todo-suficiente em si e para si, pois não precisa das criaturas que trouxe à existência, não deriva delas glória alguma. Ele é a única origem de todo ser; dele, por ele e para ele são todas as coisas e sobre elas tem domínio soberano para fazer com elas, para elas e sobre elas tudo quanto quiser. Todas as coisas estão patentes e manifestas diante dele; o seu saber é infinito, invaliável e independente da criatura, de sorte que para ele, nada é contingente ou incerto”.
3. Diante dos atributos de Deus, enumerados na Escritora e expllicados no Confissão de Fé,rejeitamos algumas ideias acerca de Deus que são muito populares e difundidas, (a) Rejeitamos a idolatria que é a tentativa de representar a Deus em forma visível (Ex. 20:4-6), ferindo a doutrina de que ele é vivo, espírito verdadeiro e único, (b) Rejeitamos o politeísmo, que ensina que há vários e muitos deuses (1Cor. 8:4-6), ferindo a doutrina de que há apenas um Deus. (c) Rejeitamos o panteísmo, que ensina que “tudo é Deus e Deus é tudo”, ou seja, a natureza é Deus e Deus é a natureza. Esta ideia falsa esquece que Deus é distinto e independente da sua criação e o transforma numa força cósmica que permeia todo, como por exemplo, na série de filmes “Guerra nas estrelas”, (d) .Rejeitamos o mormonismo, que ensina que Deus é homem, com braços, pernas, olhos, etc, contrariando a doutrina que Deus é espírito puríssimo, (e) Rejeitamos o deísmo, que ensina quem Deus criou o mundo e se afastou dele, esquecendo que Deus está presente pela Sua providência, guiando e sustentando o universo.
4. Diante da doutrina de Deus, semelhantemente, os crentes deveriam guardar-se de algumas atitudes errôneas:(a) Um conhecimento meramente intelectualde Deus; alguém pode conhecer teologia, ler muitos livros devocionais e doutrinários, mas não conhecer a Deus pessoalmente. “O conhecimento de Deus consiste mais em uma experiência viva que em vãs especulações” (Calvino). (b) Enfatizar um atributo de Deus em detrimento do equilíbrio divino; enfatizar o amor de Deus e esquecer que Ele é justiça, ou vice-versa, (c) Não prestar culto a Deus, negligenciando o culto divino, o serviço e a obediência devidos a Deus. (d) Falta de prazer e deleite em Deus, ao passo que desfruta dos prazeres ilusórios e enganadores deste mundo, (e) pensar e fazer coisas poucas e pequenas para um Deus tão grande.
Alertamos, ainda, os que não tomaram uma decisão de servir a este tão grande Deus de forma total e aberta, que arrependam-se da demora, e que imediatamente, entreguem seus corações ao Senhor.