Desânimo é a perda do ânimo, do alento, da coragem, da vontade de lutar. Uma pessoa desanimada é uma pessoa vencida.
Satanás muitas vezes usa o desânimo para impedir que o crente combata “o bom combate da fé”. O crente se dá por derrotado antes mesmo de começar a lutei. Na luta pela fé, temos que enfrentar o desânimo, a timidez e a covardia o tempo todo.
O desânimo é, antes de tudo, uma auto-ocupação. Ficamos desanimados quando volvemos os nossos olhos para nós mesmos, e avaliamos as circunstâncias em termos de nossos próprios recursos. Quando percebemos que não somos capazes de mudar as circunstâncias e resolver os problemas ficamos frustrados e desanimados. “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4.13), ê verdade. Todavia, se desviarmos a nossa atenção e confiança daquele que nos fortalece para nós mesmos, nos tornaremos presa fácil do desânimo.
Alguns servos de Deus referidos na Bíblia cometeram esse erro e ficaram tão desanimados e tão completamente derrotados que chegaram a pedir a Deus que lhes tirasse a vida. Mas, graças a Deus, a morte não ê a resposta de Deus para o problema do desânimo.
Era de se esperar que Moisés estivesse acima desse problema. Ele tinha sido especialmente preparado por Deus para ser o líder e o libertador do povo hebreu; Deus lhe dera poderes especiais para operar sinais e maravilhas diante de Faraó e de todo o povo; ele tinha visto coisas extraordinárias acontecendo; ele tinha estado no Monte Sinai com Deus e tinha falado com Deus face a face. Assim, podemos imaginar que um homem com todas essas experiências, estaria totalmente livre do desânimo. E no entanto Moisés sentiu-se totalmente derrotado, completamente desanimado. Ver Nm 11.14,15. Por que ? Qual foi a causa do desânimo de Moisés ?
a) Ele tomou a si a responsabilidade que cabia a Deus.Vemos em Nm 11.1-9 que os hebreus e “o populacho que estava no meio deles” não se contentaram com o “maná” que Deus lhes deu no deserto. A despeito de todos os sofrimentos por que haviam passado no Egito, como escravos, e dos quais o Senhor os libertara, eles se queixavam agora, querendo comer as comidas dos egípcios. O v. 10 diz que “Moisés ouviu chorar o povo por famílias, cada um à porta de sua tenda”. Qual foi a reação de Moisés? Veja os vs. 11-14. Note o quanto Moisés estava ocupado consigo mesmo. Ele estava pensando que era responsabilidade sua prover aquilo que o povo queria. Ficou de tal modo envolvido consigo mesmoque considerou todas as queixas e reclamações como um ataque pessoal. Se tivesse compreendido que Deus o fizera Ifder e não provedor, não teria sucumbido, totalmente desanimado.
b) Ele deu importância excessiva à murmuração do povo. As queixas contra o “maná’’ partiram do “populacho” que saiu do Egito com os hebreus. Ver o v. 4 e Êx 12.37-38. Mas generalizaram-se em seguida. Os hebreus também eram murmuradores. Ver Êx. 15.24; 16.2-3. Nesta última passagem, os filhos de Israel, como o “populacho” que estava no meio deles, reclamam a falta das “panelas de carne” e do pão que comiam “a fartar” no Egito. Nunca estavam satisfeitos com as dádivas de Deus. O erro de Moisés aqui foi pensar que os clamores do povo refletiam sempre a necessidade real e que ele teria que dar-lhes tudo que queriam: carne, peixes, pepinos, melões, alhos silvestres, cebolas e alhos. vs. 4b, 5. Ele não tinha como dar-lhes isto. Sentiu-se limitado, fracassado e desanimado. Vs. 13-14. Outra vez Moisés está pensando em si mesmo: “Se eles querem, eu tenho que dar-lhes. Mas eu não posso. Eu sou um fracasso. Eu quero morrei.
O que foi que Deus fez para ajudar a Moisés a desviar os seus pensamentos de si mesmo e vencer o desânimo?
a) Deus designou setenta homens para ajudarem a Moisés. V. 17. Ver também Êx 18.13-26. Deus usou estes homens para àliviar o trabalho de Moisés e livrá-lo do desânimo que o acometera.
b) Deus disse a Moisés que daria carne ao povo— e a lição de que necessitavam. Vs. 18-20. Observe nos vs. 21-23como o desânimo de Moisés afetou a sua confiança no poder de Deus. E veja os vs. 31-33.
Elias foi um outro dos santos homens de Deus do Velho Testamento que ficou tão desanimado que chegou a pedir a Deus que acabasse com a sua vida. Elias exerceu o seu ministério numa época em que havia muita incredulidade e grande apostasia em Israel. O rei Acabe casara-se com a filha de um rei pagão chamada Jezabel, e permitiu que ela introduzisse em Israel o culto a BaaL I Re 16.29ss. Elias porém manteve-se firme e condenou a iniquidade do rei e da rainha, e a idolatria do povo. Esta oposição irritou a rainha Jezabel que jurou matá-lo I Re 19.2. Elias ficou com medo e “se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Basta— não sou melhor do que os meus pais. Deitou-se, e dormiu-.“ Vs. 3-4. Elias estava assustado, cansado, com fome e com sede; a fraqueza física transformou-se em fraqueza espirituaL E o desânimo tomou conta dele.
O que foi que Deus fez para solucionar o problema do desânimo de Elias ?
a) Proveu para a necessidade física de Elias. Deus enviou um anjo que acordou o profeta e lhe disse: “Levanta-te e come”. Elias olhou e viu que estavam ali “um pão cozida_ e uma botija de água”. Vs. 5.6. É muito importante observar que Deus, para solucionar o problema do desânimo de Elias, não cuidou primeiro do aspecto espiritual do problema, mas sim das necessidades físicas. O anjo não disse: “Elias, você está desanimado. Ajoelhe-se e ore”. O que disse foi: “Levante-se e coma”. Isso nos chama a atenção para o fato de que, muitas vezes, problemas espirituais poetem resultar de fraqueza física. Ê possível que, se Eiias estivesse descansado e bem alimentado, ele não tivesse se sentido daquela maneira, tão desanimado. Mas Elias custou a reanimar-se. “Comeu, bebeu, e tomou a dormir”. V. 6b. Segunda vez o anjo o acordou e lhe disse: “Levanta-te e come_ o camiriho será longo—” V. 7. Elias comeu, bebeu e caminhou quarenta effas e quarenta noites. Exausto, entrou numa caverna, cheio de solidão e desanimado. Vs. 8.9. No versículo seguinte vemos outra vez a auto-ocupação que sempre acompanha o desânimo. Deus agora vai tratar desse problema.
b) Mandou que Elias voltasse ao trabalho. Depois de confortar o profeta com a revelação de Sua presença (vs. 11-13), Deus determinou que ele ungisse Hazael como rei da Sim, Jeô como rei de Judâ, e Eliseu como o profeta que haveria de subtituf-kx Para executar essas ordens ESas teria que viajar muito. Havia realmente trabalho. Não era hora de ficar escondido numa caverna, ocupando-se de si mesmo e acalentando sentimentos de autocomiseração. A solução para o desânimo de Elias era o retomo ao trabalho. Um homem nas mãos de Deus, trabalhando para ele, ocupado com as coisas divinas, não tem tempo para desperdiçar com as próprias preocupações e não se permite o desânimo.
c) Disse a Elias que o seu ministério Unha sido frutífero. Vs. 14,18. ESas estava se sentindo desanimado também porque pensava que era o único crente fiel, e que seu rrifoistêrio não estava produzindo nenhum Mo. Mas Deus fé-lo saber que estiveraagindo através da pregação e testemunho do profeta e que havia sete mil crentes Ms em Israel
O quadro seguinte resume e conclui este estudo que tem muitas apScações em nossas vidas e ^ ministérios.